Setembro Amarelo: Vamos nos atentar aos jovens com idade entre 18 e 24 anos

Um estudo apresentado pela farmacêutica Pfizer e produzido pela consultoria Ipec revelou que 39% dos jovens brasileiros com idade entre 18 e 24 anos consideram possuir uma saúde mental “ruim”, enquanto outros 11% se classificam em um estado “muito ruim”.

Isso significa que metade desses jovens possivelmente estão passando por dificuldades relacionadas a transtornos mentais. Dentre os 2 mil entrevistados, apenas 4% disseram possuir saúde mental muito boa. Do total, 16% afirmaram ter diagnóstico de ansiedade, 8% de depressão, 3% de síndrome do pânico e 2% de fobia social.

O médico e pesquisador do departamento de Psiquiatria da Unifesp, Michel Haddad, afirmou que os transtornos mentais estão em crescimento há pelo menos duas décadas e que a pandemia de Covid-19 só escancarou este problema, que está relacionado também a casos de doenças físicas.

A pesquisa envolveu pessoas a partir dos 18 anos na cidade de São Paulo e regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador.

O estudo final relata que os jovens têm mais problemas com a saúde mental do que as pessoas mais velhas: ao considerar o público geral entrevistado, 25% classificou a saúde mental como “ruim”, enquanto outros 5% disseram se enquadrar em “muito ruim”.

As queixas mais comuns apontadas pelos entrevistados da pesquisa são: tristeza (42%), insônia (38%), irritação (38%), angústia ou medo (36%), além de crises de choro (21%). No entanto, apenas 11% dos entrevistados fazem acompanhamento médico profissional de maneira contínua e cerca de 21% já chegou a buscar uma ajuda especializada.

Ao serem questionados sobre maneiras para lidar com o impacto imposto pela pandemia, 19% disseram que praticam atividades físicas ao ar livre e outros 18% dentro de casa. Outros 17% acreditam que a leitura de livros pode ajudar na busca por uma solução e investem nesta saída.

E você, o que tem feito para lidar com a pandemia?

Fiquem atentos a qualquer mudança de comportamento, na dúvida procure o médico de sua confiança ou um especialista que poderá ser o Psiquiatra ou Psicólogo.

Se cuide, se informe, use máscara, sua saúde é seu bem mais precioso!

Fonte:  Tudo Celular

A Clínica Imec, um Centro Médico Paulista, especializado em Cirurgia Bariátrica e Metabólica e Gastroenterologia, otimiza o processo pré operatório do paciente, reunindo na mesma planta física médicos especialistas , Equipe Multidisciplinar e exames pré operatórios e de acompanhamento.

ENDEREÇO

Av. Dr. Ricardo Jafet, nº 148
Ipiranga
São Paulo, SP
CEP: 04260-020

TELEFONES
VISÃO

Ser reconhecido como a melhor solução em diagnóstico e tratamento médico-cirurgico com eficiência, acessibilidade e excelência.

MISSÃO

Prestar serviço na área da saúde, por meios multidisciplinares, com excelência na qualidade dos tratamentos e oferecendo soluções individualizadas, superando as expectativas de nossos pacientes.

VALORES

Integridade moral, ética, responsabilidade social, honestidade, humildade e pluralidade junto aos nossos clientes e colaboradores.

REDES SOCIAIS
NEWSLETTER
Fique por dentro das novidades e campanhas da clínica IMEC
Responsável técnico: Dr. Carlos A. D. Nicoletti CRM/SP: 34537
© Clínica Imec 2021 | Design by Artreze