Estratégias para Gerenciamento do Estresse e da Ansiedade

Psicóloga Donzilia Aveiro
CRP/SP: 16357

Se eu pedisse pra você descrever sua ansiedade com certeza faria uma lista de sensações físicas alarmantes tais como: falta de ar, tensão muscular, palpitações, dor no estômago, entre outros.
Embora o tema “ansiedade” esteja muito desgastado, observamos que pós pandemia, ele se tornou muito falado e muito presente em nossas vidas.

O que fazer pra ter controle?

Apesar de parecer que esses sintomas físicos estão fora do seu controle, fique tranquilo, pois na verdade eles não estão. Com a prática em observar o que está acontecendo, você poderá eliminar os efeitos físicos da ansiedade, tentando substituir esses pensamentos por pensamentos mais realistas.  O que você pensa é o que você recebe. Perceba e tente avaliar como você reage a eles.

Aqui vão algumas dicas pra você:

  • Relaxe seu corpo (faça respiração);
  • Relaxe sua mente (esse medo não é grande assim);
  • Pense de forma realista (está tudo bem);
  • Encare seus medos (bem, pode ser controlável isso);
  • Exercite-se regularmente;
  • Coma corretamente e devagar;
  • Reserve um tempo pra você:
  • Simplifique sua vida;
  • Desligue-se um pouco das suas preocupações.

Se você conseguir praticar essas dicas, vai observar que “consegue ter controle”.

Muitos dos problemas de ansiedade, particularmente os mais intensos como transtornos de ansiedade, são resultado tanto de uma predisposição genética como de condições na infância que te levaram a ter insegurança.

Os problemas de ansiedade também estão relacionados a uma série de fatores no estilo de vida atual, assim como situação de estresse.

Dicas de como podemos relaxar nosso corpo

  1. Reconhecendo a tensão muscular que está contribuindo para a ansiedade (trabalhar os músculos, relaxar os músculos), para que você possa diminuir a crise.
  2. Usar um relaxamento (trabalhe sua respiração), faça isso por alguns minutos.
  3. Reconhecer os padrões de respiração que alimentam sua ansiedade (preste atenção).
  4. Iniciar uma rotina de ioga ou exercícios físicos.

Relaxe sua mente

Sua mente está bombardeada de pensamentos, tente manter uma rotina diária de exercícios para ajudar a manter a mente quieta por alguns segundos, use técnicas básicas de meditação para estar no presente, em vez de se preocupar com o futuro.

Tente fazer algo que gosta, como por exemplo, caminhar, ouvir uma boa música!

Pense de forma realista

As pessoas que sofrem de ansiedade são especialmente propensas a dar ouvidos a voz interna assustadora. A verdade é que o que dizemos a nós mesmos, em resposta a qualquer situação é o que determina nosso humor e sentimentos. A mudança verdadeira ocorre quando você começa a contestar e substituir os pensamentos negativos e o “e se” por afirmações positivas de auto apoio que reforçam a sua capacidade de lidar com a situação. Você poderia dizer “e daí”, “é apenas um pensamento”, “eu consigo lidar com isso”.

Que tal começar a mudar a forma que você pensa?

Exercite-se regularmente

A atividade física regular é um dos métodos mais poderosos e efetivos para reduzir a ansiedade. Quando você está ansiosa, as reações naturais do corpo tornam-se excessivas. O exercício físico é um escape natural para o seu corpo quando ele se encontra na excitação desse medo de ação “lutar ou fugir”. A atividade física também diminui a ansiedade antecipatória diante das situações fóbica, acelerando a recuperação de todos os tipos de fobia.

Então vamos lá “nos exercitar”!

Que tal começar a mudar a forma que você pensa?

Encare seus medos

A maneira mais eficaz de superar uma fobia é encarando-a, evitar a situação só vai alimentar o medo de que você tenta se livrar. A fobia depende de que, uma situação particular seja revestida de um perigo irreal e perturbador. Quando você se dessensibiliza da situação fóbica, tudo é normalizado. Procure encarar seus medos e não fugir deles.

Que tal começar a mudar a forma que você pensa?

Coma corretamente

Pense no que você está comendo, você é o que você come. Faça sua alimentação de forma correta, evite excessos, coma devagar, observando sua mastigação. A ansiedade pode melhorar muito com uma alimentação equilibrada e saudável. Pense nisso!

Reserve um tempo para você

Pensar em você é uma necessidade, não um luxo. Como o ritmo de vida moderna está acelerado demais, nunca paramos, obter tempo pra si mesmo é um pré-requisito para a vitalidade física e emocional.

Manter uma rotina diária que inclua sono suficiente com horários regulares, exercício físico e pelo menos 20 minutos de descanso mental, não pensar em nada, dar uma paradinha é imprescindível para uma vida saudável.

Simplifica sua vida, realize mudanças

Uma vida simples é recompensadora, cultivar e alimentar seu espírito. Busque atividades simples que aumentem seu bem estar, uma vida mais simples nos proporciona mais tempo pra fazer outras atividades.

Desligue-se das preocupações

Preocupação obsessiva muitas vezes nos leva a uma ansiedade. É preciso postergar a preocupação, desenvolver um plano para lidar com ela, isso pode ser difícil a principio, mas com a prática vai se tornando mais fácil. Você precisa encontrar alguma atividade para que sua concentração se desvie do perigo futuro, encontre estratégias que lhe permitam realizar tarefas que estejam ao seu alcance.

Se cuide! Boa sorte!

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