ACESSO DO PACIENTE



Obesidade e Diabetes

A obesidade é definida como o aumento de peso, devido ao excesso de gordura no organismo. Com seu aumento crescente no Brasil e no mundo, predispõe a varias doenças como diabetes, hipertensão arterial, apnéia do sono, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, dificuldade respiratória, doenças articulares e outras.

 

Os obesos, principalmente nos graus mais avançados, têm grande dificuldade de emagrecer e manterem seu peso, assim, a expectativa de vida desses é de 10 anos a menos. Após alguns estudos, houve uma restrição de prescrição de medicamentos anti-obesidade, pois perceberam a falta de eficácia a longo prazo e a presença de efeitos colaterais.

 

A melhor forma de perder peso é uma reeducação alimentar e de estilo de vida, com foco na atividade física e na alimentação saudável. Esse procedimento é muito difícil e para isso, existem instrumentos facilitadores.

 

O balão gástrico, por exemplo, é indicado para pacientes com sobrepeso, obesidade leve ou moderada, já a cirurgia bariátrica para pacientes com obesidade moderada ou avançada.

 

Cerca de 15% dos obesos que se submetem à cirurgia bariátrica são diabéticos. Depois de estudos, observou-se que após o procedimento cirúrgico, os diabéticos tipo II e com início mais recente, não tinham mais necessidade da insulina e de outros medicamentos.