Cirurgia do Diabetes

A Cirurgia Metabólica ou do Diabetes, é o procedimento cirúrgico minimamente invasivo, por vídeo ou robótica, sobre o tubo digestivo, visando a remissão do Diabetes tipo II.

A Cirurgia da Obesidade tem mais de 50 anos, e hoje é feita de uma maneira rápida, tranquila e segura. 15% dos obesos que vão para a cirurgia tem diabetes. Observou-se que nestes casos após a cirurgia, o diabetes desaparecia. Não depois do emagrecimento, mas logo após o ato cirúrgico.

Foram feitos vários estudos, e foi verificado que as modificações no tubo digestivo pela Cirurgia da Obesidade levam a alterações hormonais (a principal delas é o aumento do hormônio GLP1), que estimulam o pâncreas a produzir insulina levando à remissão do diabetes em até 70% dos casos.

No Brasil pelo Conselho Federal de Medicina, a cirurgia está indicada para quem tem obesidade leve, associada a diabetes de difícil controle.
Trabalhos mundiais inclusive com o respaldo da Sociedade de Diabetes indicam que a cirurgia é boa para quem tem obesidade leve. Para peso normal a indicação cirúrgica ainda está sobre estudo.

Os casos que mais se beneficiam são aqueles com diabetes do tipo II (adquirida), com menos de 10 anos de história, e com o exame laboratorial de sangue PEPTÍDEO C, maior que 1.

Quando se visa o tratamento do diabetes a técnica cirúrgica mais indicada é o Bypass Gástrico, embora a técnica Sleeve ou Gastrectomia Vertical também leva a remissão do diabetes em um percentual menor.

Check-up Pré

Na Clínica Imec temos todos os exames pelo convênio, reembolso ou particular / cliente preferencial. Pré avaliação da Equipe Multi poderá ser on-line ou presencial, na unidade Paulista ou Ipiranga.

Vai para casa de alta no dia seguinte com medicação analgésica somente se necessário.

Cirurgia em até 1 mês, interna 3 horas antes, cirurgia de 1 hora. Alta no dia seguinte, retorno às atividades em até 1 semana.

Risco de 0,12% nas últimas séries, compatível com cirurgias seguras, tipo de vesícula e cesariana.

Sem cortes! Apenas 5 a 6 furinhos, parecidos com os da lipoaspiração.

Longo Prazo

Estudos de longo prazo favoráveis.

Gestação

Para mulheres que pretendem engravidar, após 2 anos estarão mais férteis e com menor risco na gestação.